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  • JOIALERISMO

IDENTIFICAÇÃO VISUAL

Estava recriando a identificação dos meus cartões de visita, certificado de garantia, tags, e envolvida com fontes e cores vi a oportunidade de escrever esse post.

Caprichar...esse é o lema.

Capriche na sua identidade visual, sua logo, nas cores... tudo isso valoriza seu produto, e cria uma sensação de confiabilidade no cliente.

Um site limpo e de fácil de navegação também ajuda e faz parte dessa identificação.





DEFINIÇÃO

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).


Pesquisar é uma parte do trabalho como designer que nunca tem fim, mesmo que você não esteja envolvido em nenhum projeto, você está pesquisando ;)

E se você tem um blog e quer migrar ou criar um e-commerce, pesquise as melhores plataformas de pagamento, de hospedagem, tem muita coisa nova e bacana no mercado, invista tempo nisso.

E se você quer experimentar e ver se o se produto vai 'pegar' crie lojas nesses sites com plataforma de e-commerce grátis, faça um teste.


Se você não entende nada de códigos HTML, peça ajuda a um designer gráfico, mas se entende um pouco você consegue elaborar um site bem bacaninha.

Mais uma vez meu conselho é : pesquise.

Existe um monte de site por aí com layout gratuito, e com preços viáveis.


O MERCADO

Agora você tem eu diria 70% do serviço pronto, porque ainda falta você se encaixar no mercado de joias, é isso mesmo...você precisa achar seu nicho, seja na joalheria artesanal- contemporânea ou na alta-joalheria é necessário uma avaliação geral, até mesmo do seu meio social...eu costumo brincar que não faço alta-joalheria, por vários motivos, um é que faço joias com preço acessível e que eu poderia comprar, e outro é que eu não tenho amigos que possam consumam alta-joalheria, nessa hora tem que ter o pé no chão.

Então avalie sua mão de obra, se sua joia será de prata ou ouro, se terá pedras preciosas, e principalmente qual é o seu público alvo.


LOGO

E pra criar seu logo, a ordem é se inspirar... veja muita referência por aí, se for possível criar algo com suas iniciais se joga, invente pois nessa parte a imaginação tem que imperar. Existem muitos sites com fontes para baixar gratuitamente.


REGISTRO DE MARCA

O nome é a primeira identidade de uma pessoa e de uma marca, mas isso é só o começo e não é só o que você precisa fazer, mas é parte do gerenciamento de uma empresa. Registre sua marca, so assim ela é sua de verdade.


IDENTIFICAÇÃO NA JOIA

E você pensou em tudo, tem logo, identificação visual, embalagens tem a joia pronta e não tem carimbo... então com sua logo na mão, eu sugiro que você entre em contato com Sr.Astrilino, aqui tem um post onde o apresento.

O carimbo pode ter o seu nome, somente suas iniciais ou ainda sua logo, é importante também especificar as medidas,se você vai querer o carimbo curvo(para anéis) ou o reto.

Você vai precisar além do "seu carimbo", o de 750 para joias em ouro e 950 para prata.

O carimbo é importante pra você ter o controle de suas peças, e de eventuais cópia.


EMBALAGENS

A embalagem é a cereja do bolo, uma parte importante do processo de criação da sua identidade. Aqui no Joialerismo já falei sobre algumas embalagens que são mais incríveis que a própria peça. A personalização delas geralmente fica muito caro, então se você tem o orçamento apertado, use e abuse da criatividade. No Rio de Janeiro, existem lojas especializadas em caixas para joias, e umas outras na região do SAARA que vendem embalagens mais simples, que com um pouco de imaginação, podem ficar a sua cara.


PLATAFORMAS DE VENDAS

Temos varias plataformas de vendas com taxas competitivas, você precisa pesquisa qual você acha mais fácil de manusear.


Dica: tire boas fotos, de vários ângulos.


REDES SOCIAIS

Ainda assim, não chegamos nos 100%. Uma outra dica é ter um bom relacionamento nas redes sociais, se cadastre em todas que puder, nunca deixe ninguém sem resposta mesmo que não seja um cliente em potencial, tenha uma frequência de postagens, de vez em quando mostre parte do processo de fabricação as pessoas são bem curiosas e isso valoriza a joalheria artesanal.